Laboratórios

1) Central Analítica I (50 m2): Objetivos: identificação e/ou quantificação de diferentes classes de moléculas (Carboidratos, lipídeos, proteínas, metabólitos secundários, produtos de síntese orgânica, entre outros). Estrutura: cromatógrafos gasosos acoplados a detector de massas e detector de ionização de chamas, cromatógrafo líquido de alto desempenho com detectores de indíce de refração, UV e fluorescência, computadores conectados a internet, impressoras, aparelhos de ar condicionado, de osmose reversa, agitadores com aquecimento, capela de exaustão, no-breaks, dessecadores, bancadas, mesas, armários, vidrarias e outros.

2) Central Analítica II (30 m2): Objetivos: identificação e/ou quantificação de diferentes classes de moléculas. Estrutura: espectrômetro de infravermelho FTIR (acessório para amostras sólidas líquida), aparelhos potenciostato/galvanostato, espectrofotômetros UV/Visível (acessório para amostra sólida), espectrômetro de absorção atômica, aparelhos de ar condicionado, banho termostático com circulação, computadores conectados a internet, dessecadores, no-breaks, impressoras, bancadas, armários, vidrarias e outros.

3) Laboratório de Síntese de Agroquímicos e Química de Produtos Naturais (20 m2): Objetivos: síntese de novas moléculas, extração/purificação de produtos naturais e preparo de amostras para análise e testes biológicos. Estrutura: evaporadores rotatórios, banhos ultratermostatizados, agitadores com aquecimento, aparelho do tipo Clevenger, mantas aquecedoras, estufa de secagem, geladeira, freezer, bombas de vácuo, extrator de gordura, pHmetros, dessecadores, moinho de facas, câmara UV, capela, centrífuga, aparelho de ponto de fusão, ultrassom, ar condicionado osmose reversa, banho maria, balança analítica, armários, mesa, bancada, vidrarias e outros.

4) Laboratório de Bioquímica e Química de Produtos Naturais (10 m2): Objetivos: eletroforese de proteínas, preparo de amostras para análise e testes biológicos. Estrutura: sistema de eletroforese horizontal, geladeira, computador conectado a internet, impressora, no-break, mesas, dessecador, balanças analíticas, agitador de tubo, micropipetas, aparelho de ar condicionado, vidrarias.

5) Laboratório de Química Analítica (40 m2): Objetivos: preparo de amostras, análise de parâmetros físico-químicos de água e amostras biológicas. Estrutura: vidrarias, balanças de precisão, pHmetros, condutivímetros, espectrofotômetros UV/Visível, fotômetro de chama, destiladores, capelas de exaustão, agitadores magnéticos, agitadores com aquecimento, bombas de vácuo, banho termostático, centrífuga, estufa, mufla, geladeira, dessecadores, evaporador rotativo. Bancadas com instalação elétrica adequada para equipamentos e instalações de gás, água e esgoto.

6) Laboratório de Química Orgânica (40 m2): Objetivos: síntese de novas moléculas, extração/purificação de produtos naturais e preparo de amostras para análise e testes biológicos. Estrutura: evaporadores rotatórios, banho ultratermostatizado, agitadores com aquecimento, aparelho do tipo Clevenger, mantas aquecedoras, estufa de circulação forçada de ar, estufas secagem, geladeira, bombas de vácuo, pHmetros, moinho de facas, câmara UV, capelas, dessecadores, centrífuga, aparelhos de ponto de fusão, ultrassom, ar condicionado, banho maria, balanças analíticas, destilador de água, armários, bancadas com instalação elétrica adequada para equipamentos e instalações de gás, água e esgoto, vidrarias e outros.

7) Laboratório de Físico-Química (50 m2): Objetivos: desenvolvimento de trabalhos na área de eletrocatalisadores aplicados em células a combustível e catalisadores para reforma de biocombustíveis. Estrutura: evaporador rotatório, agitadores com aquecimento, mantas aquecedoras, estufas de secagem, bombas de vácuo, geladeira, pHmetros, câmara UV, capelas, dessecadores, centrífuga, aparelhos de ponto de fusão, ultrassom, ar condicionado, banho maria, balanças analíticas, destilador de água, armários, bancadas com instalação elétrica adequada para equipamentos e instalações de gás, água e esgoto, vidrarias e outros.

8) Laboratório de Química Geral/Inorgânica (50 m2): Objetivos: síntese de novos catalisadores, reações para obtenção de derivados de produtos naturais e preparo de amostras para avaliação da potencial atividade biológica dos mesmos. Estrutura: evaporadores rotatórios, agitadores com aquecimento, mantas aquecedoras, estufas secagem, bombas de vácuo, geladeira, pHmetros, câmara UV, capelas, dessecadores, centrífuga, aparelhos ponto de fusão, ultrassom, ar condicionado, banho maria, balanças analíticas, destilador de água, armários, bancadas com instalação elétrica adequada para equipamentos e instalações de gás, água e esgoto, vidrarias e outros.

9) Laboratório de Química do solo (150m2): Objetivos: realizar estudos na área de matéria orgânica do solo, substâncias húmicas e ciclagem de nutrientes. Estrutura: espectrômetro de absorção atômica; ultra centrifuga refrigerada; fotômetro de chama; osmose reversa; estufas de ciculação forçada de ar; pHmetros; balanças de precisão; mufla; agitador circular horizontal; agitadores magnéticos; tituladores; capela de exaustão de gás; computador conectado a internet, impressoras, vidrarias e outros.

10) Laboratório de Física/Fertilidade do Solo (100m2): Objetivos: análises físicas de amostras de solo (granulometria, capacidade de campo, densidade aparente e real; macro e microporosidade, entre outras), micro- e macronutrientes (pH - Acidez ativa (CaCl2); H+Al - Acidez potencial; Matéria orgânica; Capacidade de troca de cátions, entre outras). Estrutura: extrator de Richards; mesa de tensão; separador de agregado via seca; separador de agregado via úmida; amostrador de Uhland; penetrometro de impacto; agitador tipo Wagner; agitador orbital; aparelho para determinação da microporosidade; estufa para secagem de solos, balanças analíticas, vidrarias e outros.

11) Laboratório de Fisiologia e Nutrição Mineral de Plantas (70m2): Objetivos: desenvolvimento de trabalhos na área de nutrição e fisiologia do cafeeiro e oleaginosas para a produção de biodiesel. Estrutura: fotômetro de chama; osmose reversa; estufas de ciculação forçada de ar; pHmetros; condutivímetro portátil e de bancada; balanças de precisão; mufla; capela de exaustão, moinho tipo WILEY; dessecadores; geladeira; BOD’s; blocos digestores; deionizador de água; computador em rede, impressora, vidrarias e outros.

12) Labortório de Matéria Orgânica do Solo (40m2): Objetivos: análises de matéria orgânica do solo (carbono, nitrogênio, nitrato, amônio, biomassa microbiana, enzimas do solo). Estrutura: ultracentrífuga, fornomicroondas, medidor portátil de emissão de CO2 do solo, medidor portátil de água, temperatura e condutividade elétrica do solo,capela de exaustão de gases, dessecador, destilador de nitrogênio, bloco digestor, estufa de secagem, pHmetro, condutivímetro, agitador magnético, geladeira, freezer, incubadora de BOD, balança analítica, vidrarias e outros.

13) Setor de apoio a pesquisa da graduação e pós-graduação: Objetivos: Sete (7) casas de vegetação (sistema automático de irrigação) que auxiliam as atividades de pesquisa, oferecendo ambiente propício para o cultivo de espécies vegetais em condições semi-controladas; banco de Solos; e três Laboratórios de apoio. Estrutura: medidor de área foliar (Área Meter); medidor de radiação (Radiômetro); medidor de clorofila; moinho tipo WILEY; balanças; geladeira; vidrarias; vasos plásticos; pulverizadores.

14) Herbário. Objetivos: armazenar a coleção de plantas do sul do estado do Espírito Santo e documentar a biodiversidade vegetal do sul do estado. Estrutura: equipamentos: 35 armários de aço específicos para armazenagem de coleções botânicas, 2 microscópios estereoscópicos, 2 computadores, 2 impressoras, 1 scanner, 1 estufa de circulação de ar controlada, 2 estufas de compensados (artesanal), com secagem ao calor de lâmpadas, ‘n’ prensas de madeira e compensado, ‘n’ alumínio corrugado e papel borrão, 1 podão com telescópio de 10 metros, 1 GPSMap 60Csx, 1 sala para coleção climatizada com três aparelhos de ar condicionado e um desumidificador, 24 horas ligadas, para controle de patógenos na coleção, livros didáticos específicos e periódicos científicos para classificação das plantas, 1 freezer, 1 câmera fotográfica, 2 salas para preparação de coleções com bancadas, amplo material de consumo para atender a preparação e montagem das exsicatas.

15) Viveiro Florestal. (10.000m2). Objetivos: promover o desenvolvimento técnico-científico, com alto padrão de qualidade, da área de propagação de espécies florestais nativas e exótica. Estrutura: galpão com banheiros, almoxarifado, escritório e área para preparo de substratos e tubetes. casa de sombra com irrigação controlada. pátio para crescimento e rustificação de plantas em tubetes com canteiros suspensos e irrigação controlada. Pátio com canteiros a pleno sol para mudas produzidas em sacolas plásticas. Sementeiras. Sala de apoio.

16) Laboratório de Bioquímica (78m2): Objetivos: realizar estudos bioquímicos envolvendo microrganismos, animais e vegetais. Estrutura: possui armários em madeira e aço, estufa de esterilização e secagem, refrigerador e aparelhos de banhos-Maria, agitadores magnéticos com aquecimento, pHmetro, capela de exaustão, capela de fluxo laminar, balanças analíticas, centrífugas de bancada, freezer -30ºC, termocicladores, cubas para eletroforese, fontes para eletroforese,agitador orbital, pias, bancadas, destilador, e aparelho de ar condicionado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910